Risco Sistemático e Risco Não Sistemático

Publicado em 26/07/2003

Risco Sistemático e Risco não Sistemático

Porto Alegre, Julho de 2003


1. Introdução


A teoria de Finanças vem a muitos anos, estudando a relação entre risco e retorno de um ativo financeiro.

O termo risco, ou seja, a variabilidade ou dispersão em torno de um valor esperado, freqüentemente é usada como sinônimo de incerteza, existindo, entretanto, entre eles grande diferença. De acordo com [GIT 97] "O risco em seu sentido fundamental, pode ser definido como a possibilidade de prejuízo financeiro. (...)Mais formalmente, o termo risco é usado como incerteza, ao referir-se à variabilidade de retornos associada a um dado ativo."

O risco pode ser caracterizado como sendo o grau de incerteza da rentabilidade, ou seja, retorno de um investimento. Podemos exemplificar tal conceito dizendo que um investimento é de alto risco significa quando temos pouca chance de prever com precisão a rentabilidade deste investimento. Em contrapartida, esse investimento oferece possibilidade de retorno superior a um investimento conservador. No jargão financeiro, a palavra "risco" está sempre associada à probabilidade de ganhos ou perdas acima ou abaixo da média de mercado. O investidor deve estar atento a essa diferença, porque na linguagem cotidiana a palavra "risco" muitas vezes é usada para indicar a possibilidade de perda/diminuição ou manutenção do estado atual, excluindo a possibilidade de ganho/ retorno/crescimento.

O risco total de um ativo ou de uma carteira, desenvolvida por Markowitz em 1952, é o resultado da combinação do risco não-diversificável ou sistemático que é a parcela…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.