REDE DE SUPERMERCADOS: ANLISE DO CASO DA REDE MIG

Publicado em 27/08/2010

2.8 COMPETITIVIDADE

A competitividade pode ser entendida como a capacidade sustentável de sobreviver e, de preferência, crescer nos mercados concorrentes ou em novos mercados através de um sistema de informação capaz de suprir as necessidades gerenciais derivadas do planejamento de longo prazo. (PORTER, 1999).
Competitividade é um dos termos que mais vigora entre os empresários e consultores dentro das empresas. Ela é uma estratégia interna para alcançar crescimento no setor. A competitividade é composta por gestão da eficiência (produtividade e custos), gestão da qualidade (diferenciação), gestão da sustentabilidade ambiental, gestão dos mercados e oportunidades (foco), gestão de contratos e gestão da comunicação e informação. (RODRIGUES, 1999).
Rodrigues (1999) afirma que a competitividade pode ser analisada tanto no nível de indústrias, calculando-se os índices para conjuntos específicos de produtos, como no nível de países tomando-se geralmente o total das exportações industriais.
Uma empresa é competitiva se produzir produtos e serviços de qualidade superior e custos mais reduzidos que seus competidores domésticos, Rodrigues (1999, p.22), afirma que [...] competitividade é sinônimo de um desempenho de lucro de longo prazo de uma empresa e sua habilidade de compensar seus empregados e prover retornos superiores para seus proprietários.
De acordo com Porter (1999), os fatores que determinam à competitividade são classificados em três grupos:
- Fatores sistêmicos: estão relacionados ao ambiente macroeconômico, político, social, legal, internacional e à…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.