Programa de Participação nos Lucros e Resultados nas Empresas Metalúrgicas de Brusque

Publicado em 06/11/2004

A regulamentação por Medida Provisória, criticada por alguns, aparentemente acabou sendo a única forma prática de se tratar de tão importante tema, visto que só em 19 de dezembro de 2000 ela foi convertida em lei nº 10.101 (conforme anexo), e com base na Medida Provisória nº 1.982-77 de 2000.

Embora ao longo desses quatro anos e meio fossem introduzidas alterações, os princípios básicos do texto original das Medidas Provisórias se mantiveram na lei nº 10.101, ou seja, a PLR:

  • deve ser um instrumento de integração entre capital e trabalho;
  • deve servir como incentivo a produtividade;
  • deve ter regras claras e objetivas, podendo ser considerados como critérios e condições;
  • índices de produtividade, qualidade ou lucratividade;
  • programas de metas, resultados e prazos pactuados;
  • não constitui base para qualquer encargo trabalhista ou previdenciário;
  • a periodicidade do pagamento não poderá ser inferior a um semestre.

A lei nº 10.101 também se cercou de cautela, declarando que "...a participação [...] não substitui ou complementa a remuneração devida a qualquer empregado...", sendo esta, muito provavelmente, a razão da estipulação da periodicidade de pagamento não inferior a um semestre.

A primeira reedição da MP, em janeiro de 1995, sob o nº 860, tratou de um tema ainda hoje controverso: a transformação da negociação coletiva, na qual obrigatoriamente a entidade sindical dos trabalhadores deveria tomar parte, em negociação por empresa, por meio de comissão escolhida pelos empregados, sendo o instrumento de acordo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.