Política de Preço Aplicada ao Pequeno Varejo

Publicado em 17/09/2006

2.4. ÓBICES À IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇOS

Embora a teoria oriente sobre como atingir os objetivos tanto táticos como estratégicos através da política de preços, a experiência prática mostrou que, para a organização estudada, entre a aplicação das ferramentas de preços e a consecução dos objetivos, existiam fatores que dificultavam e até impendiam o sucesso. As causas, identificadas pela empresa, originavam em suas fraquezas e nas variações do ambiente externo (mercado e concorrência). A seguir, veremos como estes óbices atuavam na empresa

Decorrentes das fraquezas da empresa, dois fatores se destacavam:

a) Pequeno poder de compras. Por ser de pequeno porte, a falta de capital, para efetuar compras em alta escala e a prazos curtos, comprometia muito a capacidade de competir da organização, normalmente os fornecedores do ramo oferecem descontos muito vantajosos às companhias que adquirem produtos em grandes volumes e/ou pagam suas faturas à vista ou em prazos curtos. Dessa forma, por mais que a empresa reduzisse suas margens, o custo da mercadoria vendida, maior parcela na composição do custo total, sempre estava em

um ponto mais alto do que o de muitos concorrentes do mercado.

b) Custos indiretos elevados. Esse era um fator peculiar para essa organização. Seu alto endividamento restringia a flexibilidade dos índices da margem bruta de lucros. A Margem de Contribuição não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.