Plano Real

Publicado em 16/03/2005

A mudança da situação internacional, que já tinha sido anunciada com a crise do México em 1995 e consolidada com a crise dos países asiáticos em 1997, no sentido do aprofundamento da crise sistêmica, corroeu as bases dos planos de estabilização com âncoras cambiais, pois, para serem exeqüíveis, estes necessitam de um fluxo contínuo de capitais externos. Nesse contexto, o Plano Real era insustentável já havia algum tempo, quando formou-se um consenso sobre a necessidade de desvalorizar o real, mas FHC resistiu; não queria, provavelmente, pôr em risco sua reeleição.

As expectativas do capital estrangeiro em relação ao Brasil deterioraram-se a partir do segundo semestre de 1997 com a crise dos países asiáticos. Essa deterioração deveu-se a uma série de indicadores que expressavam o agravamento da situação brasileira, a saber: queda na atividade econômica, elevação persistente nos déficits em conta corrente e elevação muito rápida das dívidas internas e externas e do déficit público. Esses indicadores sugeriam que o Brasil poderia não ter condições de pagar os seus compromissos internos e externos. Isto levou a uma fuga de capitais e abriu espaço para um ataque especulativo contra o real.

No segundo semestre de 1997, esse ataque não conseguiu derrubar a moeda brasileira em virtude da forte majoração das taxas de juros e do considerável volume de reservas. A melhora da situação no início de 1998 era frágil. É sintomático o fato de o mercado, a partir de abril de 1998, só aceitar títulos da dívida pública com variação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.