Planejamento Estratégico de Marketing

Publicado em 22/04/2003

Para ter sucesso, uma organização precisa conhecer o mercado em que atua. Isso implica obter constantes informações acerca do seu meio ambiente: consumidores, clientes, fornecedores, sociedade e governo.

Os dados coletados, depois de analisados, transformam-se em uma poderosa ferramenta. Essa informação é utilizada para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; criando, melhorando e avaliando ações de marketing. Toda essa informação, conduzida de forma sistemática, facilita o monitoramento do desempenho e a tomada de decisão em marketing.

De posse de tais resultados, é possível criar e desenvolver novos produtos e/ou serviços, ou modificar os produtos e/ou serviços ofertados.

2.7.1 O SIM como Suporte ao Planejamento [ 3 ]

O Sistema de Informação de Marketing – SIM, fornece as bases quantitativas e qualitativas necessárias e não mais que suficientes para planejar as estratégias globais de marketing e para elaborar o Plano Anual de Marketing. Fornece também insumos para o programa de vendas através de dados armazenados. Esses dados são de natureza variada, e podem referir-se, por exemplo, ao produto no mercado ou à concorrência. Esse sistema alicerça-se em pesquisa de dados secundários e primários constituindo o chamado banco de dados.

2.8 Definição e Tipos de Pesquisas Mercadológicas [ 2 ] , [ 3 ]

A definição para pesquisa mercadológica segundo a American Marketing Association é "uma sistemática coleta, registro e análise de dados acerca de problemas relativos ao marketing de produtos e serviços."

2.8.1 Pesquisa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.