Pesquisa de Mercado

Publicado em 17/09/2003

TIPOS DE PESQUISA


Podemos definir que pesquisa é uma busca ou procura, ou seja, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de ciências a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta.

Abordaremos dois tipos principais de pesquisa: Exploratória e Conclusiva.


1. Pesquisa Exploratória

Seu principal objetivo é prover a compreensão do problema enfrentado pelo pesquisador.

A pesquisa exploratória é usada quando se busca entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas.

Exemplo: Consumo do produto X está em queda.

Há uma serie de fatos que podem explicar este problema:

  • Preço elevado;
  • Propaganda fraca, inadequada, meio de comunicação falho;
  • Ponto de venda mal distribuído ou pouco;
  • Problema de qualidade do produto e etc.

De maneira geral a pesquisa exploratória pode ser usada com diversos objetivos:

  • Conhecer e compreender melhor um problema ou fato;
  • Contribuir para conhecer mais precisamente um fato ou problema;
  • Contribuir na criação de hipóteses explicativas de fatos a serem verificados;
  • Contribuir na formulação de questões para atingir o objetivo planejado.

O processo de pesquisa exploratória é flexível, uma vez que a falta de estrutura rígida permite que se investigue diferentes idéias e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.