Acessar o Zé Moleza
ou
O que você está pesquisando?
Publicado em 22/04/2003
Pesquisa Mercadológica
Pesquisa de Mercado
Pesquisa mercadológica, serve basicamente para conhecer o cliente e oferecer a ele o produto e serviço que atenda suas expectativas. Realizar uma pesquisa de marketing de modo a conhecer o perfil sócio- econômico, o comportamento, a atitude, os hábitos e as motivações que levam o cliente à sua loja- ou não.
A pesquisa de mercado é um instrumento de direção. Deve ser utilizada apenas por pessoas responsáveis, que saibam empregá-la, pois qualquer instrumento pode tornar- se perigoso. Nas mãos de um cirurgião, uma navalha afiada pode salvar a vida de um homem, mas também pode corta-se um dedo com o mesmo instrumento.
A pesquisa de mercado pode prevenir tão dispendiosos desenganos. Aplicando-se os métodos apropriados pode-se descobrir quantos, clientes permanecerão fiéis e quantos se recusarão a pagar o novo preço; e pode-se ainda descobrir que a política proposta atrairá novos clientes. Esses e outros cálculos podem ser feitos antes da tomada de decisão.
Pesquisa Qualitativa x Pesquisa Quantitativa
Há basicamente dois tipos de pesquisa de mercado: qualitativa e quantitativa. As duas apresentam algumas características distintas que tornam necessária a avaliação dos objetivos de projeto de pesquisa para que se determine qual dos dois tipos trará resultados mais acurados para a proposta do cliente.