Pesquisa de Mercado

Publicado em 22/04/2003

Pesquisa Mercadológica


Pesquisa de Mercado

Pesquisa mercadológica, serve basicamente para conhecer o cliente e oferecer a ele o produto e serviço que atenda suas expectativas. Realizar uma pesquisa de marketing de modo a conhecer o perfil sócio- econômico, o comportamento, a atitude, os hábitos e as motivações que levam o cliente à sua loja- ou não.

A pesquisa de mercado é um instrumento de direção. Deve ser utilizada apenas por pessoas responsáveis, que saibam empregá-la, pois qualquer instrumento pode tornar- se perigoso. Nas mãos de um cirurgião, uma navalha afiada pode salvar a vida de um homem, mas também pode corta-se um dedo com o mesmo instrumento.

A pesquisa de mercado pode prevenir tão dispendiosos desenganos. Aplicando-se os métodos apropriados pode-se descobrir quantos, clientes permanecerão fiéis e quantos se recusarão a pagar o novo preço; e pode-se ainda descobrir que a política proposta atrairá novos clientes. Esses e outros cálculos podem ser feitos antes da tomada de decisão.

 

Pesquisa Qualitativa x Pesquisa Quantitativa

Há basicamente dois tipos de pesquisa de mercado: qualitativa e quantitativa. As duas apresentam algumas características distintas que tornam necessária a avaliação dos objetivos de projeto de pesquisa para que se determine qual dos dois tipos trará resultados mais acurados para a proposta do cliente.

No quadro a seguir há uma comparação entre a pesquisa qualitativa e quantitativa em diferentes níveis:

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.