Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Tag Cloud

Nenhuma tag encontrada.

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE TOTAL NO SERVIÇO PÚBLICO

Trabalho enviado por: Mariza Souza Fernandes

Data: 19/04/2017

A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE TOTAL NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA PROPOSTA PARA O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL (CBMMS)

RESUMO

Este artigo apresenta uma proposta para implementar um programa de controle de qualidade dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) com o objetivo de construir um documento que expresse e assegure a qualidade total, tanto nas atividades internas quanto nas externas, considerando as peculiaridades dos serviços, os valores, as necessidades dos bombeiros militares e dos cidadãos, bem como os objetivos estratégicos da Corporação. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, constituída de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Com base nos resultados da pesquisa, conclui-se que, para atender às necessidades citadas, o controle da qualidade total (TQC), no estilo japonês (maslowniano), é o modelo ideal, uma vez que parte da ideia de que a natureza humana é boa, razão pela qual o homem se satisfaz com o bom trabalho, ao passo que, quando há cometimento de erros, o foco do trabalho institucional deve estar nas causas do problema e não na busca por culpados. Ademais, o TQC prevê o aperfeiçoamento contínuo e infinito dos serviços.

Palavras-chave: Qualidade Total. Corpo de Bombeiros Militar. Modelo Japonês.

ABSTRACT

This article presents a proposal to implement a quality control program of Military fire services of Mato Grosso do Sul (CBMMS) with the goal of building a document that expresses and ensures total quality, both in the internal activities and in the external, considering the peculiarities of the services, the values, the needs of military firefighters and citizens enjoyed the services of the Corporation as well as the strategic objectives of the Corporation. The methodology adopted is the qualitative research, literature review and

Keywords: Total quality. Military fire. Japanese Model.

1 INTRODUÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) é uma corporação que demanda interesse em manter a qualidade na prestação de serviços à comunidade, com a missão de proteger a vida, o patrimônio e zelar pela ordem pública, proporcionando segurança à sociedade, tendo como valores essenciais o compromisso com a vida, a coragem, o comprometimento, o respeito aos direitos humanos e a responsabilidade socioambiental, entre outros (BRASIL, 2012).

Esta pesquisa apresenta uma avaliação da estrutura e da evolução dos processos de atendimento realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul em consonância com o objetivo de propor a construção de um documento que traga alicerces para uma política institucional de controle da qualidade dos serviços prestados pela Corporação, com vistas a minimizar possíveis ocorrências de desvios na execução de tarefas fundamentais.

Para o alcance dessa finalidade, serão elencadas ferramentas de controle de qualidade dos serviços nos procedimentos do CBMMS.

A escolha do tema se justifica pelo interesse da pesquisadora, enquanto profissional bombeira militar, exercendo a função de Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, responsável pelo atendimento dos serviços de bombeiro em Aquidauana, Anastácio, Miranda e Bodoquena, municípios de Mato Grosso do Sul, em ampliar a qualidade dos atendimentos e procedimentos prestados à sociedade e ao profissional bombeiro militar, com \uma visão sistêmica de melhoria contínua da qualidade.

A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, constituída de revisão bibliográfica e pesquisa documental. A revisão bibliográfica recorreu à literatura disponível e analisou simultaneamente os processos internos do CBMMS. A pesquisa documental buscou, nos arquivos do 1° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (1º SGBM/Ind.), documentos relacionados ao controle da qualidade no âmbito da Corporação. A delimitação espacial se refere às áreas operacional e administrativa do referido quartel, bem como as experiências da pesquisadora em outras unidades da Corporação.

A partir da análise dos resultados, considera-se que um Programa de Qualidade Total apresenta algumas dificuldades e, para permitir um processo de implantação bem sucedido, é necessário envolver primeiramente os oficiais para que, compreendendo o modelo e a necessidade da sua implantação, possam motivar seus subordinados no exercício do controle da qualidade total, no estilo japonês, apresentado como ideal para a realidade do CBMMS.

2 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), tem suas origens no Corpo de Bombeiros Militar da Polícia Militar de Mato Grosso. A unidade pioneira em terras sul-matogrossenses é o atual 1º Grupamento de Bombeiros Militar, à época denominado 2º Grupamento de Incêndio, instalado em 1970, em Campo Grande-MS. Em 1977, com a divisão do estado o Corpo de Bombeiros Militar passou a integrar a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, da qual se desvinculou somente em 1989 (BRASIL, 2017).

Atualmente o CBMMS comporta em Campo Grande, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) subdividido em 1º e 2º Subgrupamentos de Bombeiros Militar (SGBM), responsáveis pelo atendimento da área sul da cidade e pelo atendimento nas regiões dos municípios de Terenos e Nova Alvorada do Sul, com cinco unidades de atendimento (Costa e Silva, Guanandi, Moreninha, Tijuca, Aeroporto) e o 6° Grupamento, subdividido em dois Subgrupamentos Operacionais, o 1º conhecido como “Quartel Central” e o 2º como “Quartel Coronel Antonino”, responsáveis pelo atendimento da área que compreende todo o norte da capital. Ademais,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town