Osasco – As Oscilações nos Setores Secundário e Terciário

Publicado em 14/08/2006

A primeira Indústria em Osasco

Graças ao sucesso internacional das lavouras de café o Brasil teve sua revolução industrial e foram muitos os fazendeiros do ramo que diversificaram seus investimentos através do processo industrial. Um bom exemplo era a moderna indústria cerâmica do cafeicultor Sampaio Peixoto, a qual possuía uma tecnologia que Antônio Agú, naturalmente como pessoa do ramo, conhecia.

A região de Campinas foi uma das mais bem-sucedidas na economia cafeeira e a partir de 1875, já tinha ligação ferroviária por Jundiaí. Com toda esta comodidade de transporte, não é difícil supor que Antônio Agú conhecia as tecnologias que o levariam a transformar sua olaria em uma indústria cerâmica.

A crise na economia nacional desse período se fez entre 1896 e 1901, o que reduziu drasticamente os investimentos nos setores da indústria de transformação. Assim, mesmo sendo dono de uma fábrica de tijolos e telhas, o fundador de Osasco sofria, como todos os outros brasileiros, com a falta de capital. Para sair da crise, Antônio Agú decidiu arrendar a sua cerâmica para um engenheiro: Evaristhe Sensaud de Lavaud, dando origem à fábrica Sensaud de Lavaud & Cia.

Fábrica Enrico Dell’Acqua

A indústria de tecidos de algodão Enrico Dell’Àcqua & Cia esteve entre as mais importantes fábricas paulistas do ramo. Teve início com uma loja de tecidos no centro de São Paulo no ano de 1888 e mais tarde tornou-se um parque fabril em São Roque, com filiais em Osasco e Buenos Aires, sendo que em Osasco a produção era…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.