Os Sistemas Compartilhados nos Aeroportos Brasileiros

Publicado em 29/01/2016

- Balcões de check-in e embarque
- Quiosques de autoatendimento

4.2 A REGULAMENTAÇÃO DO USO COMPARTILHADO

Não existe lei especifica para os sistemas compartilhados, mas existem regulamentações criadas pela IATA, ATA, ACI, com destaque para:

- IATA recomenda a pratica 1797
- ATA recomenda a pratica 30.201
- ACI recomenda a pratica 500A07

As recomendações foram base do documento denominado “Common use passenger processing systems recommended practice”, de 2008, que tem como objetivo orientar as implementações de sistemas compartilhados. No Brasil, não existem recomendações ou normas especificas para uso compartilhado, mas destacamos que a ANAC, inclui item especifico nos leilões de concessões para os aeroportos de Guarulhos (GRU), Viracapos (VCP), Brasilia (BSB), Confins (CNF) e Galeão (GIG). No documento, PEA - Plano de Exploração Aeroportuária, a ANAC no item 6, Elementos Aeroportuários Obrigatórios, em 6.1.3 Sistema Terminal de Passageiros, existe o tópico 6.1.3.2 Sistema de compartilhamento de equipamentos de terminal, que apesar de ser uma definição genérica, as novas concessões utilizaram como um item mandatório para a implementação do uso compartilhado nos novos terminais de passageiros construídos ou terminais de passageiros reformados. Para regulamentar a relação entre prestadora dos serviços compartilhados, aeroportos ou CLUBS, e empresas usuárias (companhias aéreas), contratos comerciais são criados com destaque para escopo, custos e nível de atendimento.

4.3 MODELOS DE NEGÓCIO E TECNOLOGIAS

Sobre modelos de negócios Belliotti (2008, p. 31) narra que:

Todos os operadores aeroportuários entrevistados enfatizaram como é crítico estabelecer um modelo de negócios para o uso comum. Como parte deste “business case”, eles também indicaram que o modelo de negócio para operar num ambiente de uso comum é necessário definir e apresentar às…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.