Os Impactos das Novas Tecnologias da Informa? na Ind^ia Fonogr?ca Brasileira

Publicado em 27/08/2010

Política governamental

Antes da pirataria virtual se tornar comum, o governo proíbia a comercialização ilegal de músicas por meio de leis contra pirataria que funcionam como barreiras aos novos entrantes da indústria.
Com a popularização da Internet, a legislação não acompanhou a rápida mudança no comércio de músicas. Assim, a fiscalização na rede ainda não é eficaz e, por isso, não consegue impedir todas as novas criações de produtos e sites de pirataria.

O poder de barganha dos fornecedores

Antes de haver comércio e troca de músicas pela Internet, alguns dos fornecedores da indústria da música eram os estúdios, os fabricantes de CDs, os artistas gráficos, os equipamentos de som, os produtores de clipes, as Rádios-difusoras (Melo, 2008).
Estúdios: A maioria dos estúdios é terceirizada pelas gravadoras (Melo, 2008). Como há muitos estúdios nos grandes centros urbanos, o poder de barganha deles é pequeno.
Equipamentos de som: Todos são alugados para os shows e assim como ocorre nos estúdios, há pouco poder de negociação (Melo, 2008).
Fabricação dos CDs: A maioria terceiriza a fabricação de CDs em São Paulo ou na Zona Franca de Manaus (Melo,…

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