Obtenção de Vantagem Competitiva e Criação de Valor através de Alianças Estratégicas, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira

Publicado em 16/10/2009

Fonte: DOZ e HAMEL (1998 p. 36)

Cabe destacar, aqui, alguns pontos que permitem compreender melhor as três lógicas de criação de valor através das alianças.

A cooptação desempenha dois importantes papéis de acordo com o contexto em que se desenrola a competição empresarial. Na perspectiva da competição global, a cooptação vem a ser uma estratégia de criação de massa crítica, tão necessária àquelas empresas que se pretendam competidores de classe mundial. À medida que a competição empresarial sai do âmbito regional e passa a ter um caráter mundial, o número de concorrentes se torna muito maior, o que demanda uma certa estrutura de recursos humanos, físicos e financeiros para enfrentá-los (DOZ e HAMEL, 1998, p. 39).

Por outro lado, diante de um cenário de criação de novos mercados intensivos em tecnologia, a cooptação se torna fundamental na construção de posições de liderança nesses mercados, através de coalizões competitivas, principalmente naquelas indústrias onde vigoram altos índices de padronização tecnológica. Em indústrias dessa natureza, uma rede de aliados permite a criação de sólidas vantagens competitivas para aquelas empresas que se posicionam primeiro frente ao mercado. A construção de uma posição de liderança no mercado implica, no mais das vezes, (DOZ e HAMEL, 1998, p. 40):…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.