Obtenção de Vantagem Competitiva e Criação de Valor através de Alianças Estratégicas, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira

Publicado em 16/10/2009

A Figura 3, que se segue, divide as formas de compartilhamento das atividades de valor em cinco categorias de inter-relações empresariais: produção, mercado, aquisição, tecnologia e infra-estrutura.

Figura 3: Categorias de inter-relações

 

tabela

 

Fonte: PORTER (1990, p. 39)

Segundo PORTER (1990), as inter-relações de mercado abrangem o compartilhamento de atividades de valor primárias envolvidas para atingirem o comprador e interagirem com ele, desde a logística externa até o serviço. Já as inter-relações de produção implicam compartilhar atividades de valor ‘corrente acima’, como logística interna e funções indiretas, além da manutenção e infra-estrutura do local. As inter-relações de aquisição, por sua vez, envolvem a aquisição compartilhada de insumos comuns, como matérias-primas principais e peças de equipamento capital. Inter-relações tecnológicas envolvem compartilhar atividades de valor de desenvolvimento de tecnologia por toda a cadeia de valor e, finalmente, inter-relações de Infra-estrutura dizem respeito à infra-estrutura da empresa, inclusive atividades como gerência de recursos humanos, de contabilidade, financeira e jurídica.

A partir da lógica das inter-relações de PORTER (1990), pode-se inferir que as alianças se originam de necessidades comuns das empresas envolvidas,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.