O Retorno da Uot no Patrocinio do Surfe Capixaba

Publicado em 28/04/2005

4.3. MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL

No Brasil, ainda segundo Pozzi (1998, p.22), o primeiro patrocínio esportivo de que se tem notícia foi para um automóvel de corrida, pilotado pelo Barão de Tefé, numa prova realizada nos anos 30, na cidade do Rio de Janeiro. O patrocinador era a cerveja Caracu.

O marketing esportivo, assim como o marketing moderno, teve grande ascensão no Brasil, principalmente nos anos 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek. A política cujo slogan era "50 anos em 5", levou diversas organizações tanto nacionais como internacionais, a operarem no país.

Segundo Melo Neto (2000, p.32), no final dos anos 70 e início dos anos 80 houve uma transformação no esporte brasileiro. Surgiram empresas que começaram a investir no esporte, buscando retorno publicitário e de vendas. Era o início do marketing esportivo propriamente dito, que se caracterizava pelo uso do esporte como um produto pelas empresas. Estas, através de ações promocionais, escolhiam a modalidade esportiva que melhor adequava ao seu perfil institucional e definiam as melhores alternativas de promoção e patrocínio esportivo.

Ainda segundo Melo Neto (2000, p.34), nos anos 70, o marketing esportivo encontra nas transmissões esportivas, as maiores possibilidades de obtenção de retorno. De um instrumento de comunicação com o retorno pouco expressivo, o marketing esportivo explodiu e passou a oferecer um retorno incalculável, fantástico e excepcional.

O esporte passou a estar presente no dia-a-dia das pessoas no mundo todo, transformando grandes eventos em festas populares, que além de entreter os espectadores, ainda movimentam grandes quantias de dinheiro em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.