O Principe – Comentário

Publicado em 28/08/2003

O PRINCÍPE


1 – INTRODUÇÂO

Nicolau Maquiavel (1469 – 1527), nasceu em Florença e foi aí que se envolveu em política. Foi secretário da República, chanceler e magistrado. Daí vem seu conhecimento de política.

Maquiavel inspira-se em táticas políticas dos governantes dos principados da Itália e outras que já tinham sido usadas por outros "príncipes" no passado para escrever sua obra mais conhecida.

Sua vontade de ver uma Itália unificada também pode ter contribuído para o desenvolvimento desta obra.

O príncipe foi escrito em homenagem a Lorenzo de Médice, na tentativa de conquista de confiança de tal família.

Com Maquiavel, a política deixa de ser idealizada idealizada, em sentido utópico, para ganhar o terreno da prática. Ele é, muitas vezes é confundido pelo que observou e escreveu. Prova disso, é o termo maquiavélico como conotação pejorativa. Se ele percebeu que muitos justificam seus meios pelos fins, não significa que ele fazia isso, muito pelo contrário, para ele o que era imprescindível era a virtude.


2 - ANÁLISE DA OBRA

"... os homens mudam de governantes com grande facilidade esperando sempre a melhoria. Essa esperança os leva a se levantar em armas contra os atuais. E isto é um engano, pois a experiência demonstra mais tarde que a mudança é sempre para pior...." (Cap. III)

No Brasil isto vem acontecendo, desde o presidente José Sarnei, sempre, com a mudança de governo, sempre se pensa que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.