O Positivismo na História

Publicado em 14/09/2004

De modo sutil e pouco visível, permanece entre nós um modo de pensar positivista que foi implementado pela educação de uma maneira direta e indireta, que se faz sentir de uma forma inconsciente nos mais diversos campos de atuação, política, artes, escultura, literatura, teatro, música, etc. Somente teria o nome de ciência, de conhecimento, aquele saber que pudesse ser controlado pela matemática, e fosse útil para a vida aquele que "tivesse um interesse social demonstrado" como afirmara Teixeira Mendes.

O interesse do Positivismo era ensinar aquelas matérias necessárias para a admissão na universidade e não visando uma formação de espíritos sólidos, críticos. Cursos de filosofia oficiais foram fundados a poucos anos no Brasil.

Segundo Oliveira Torres, Positivismo não é sinônimo de comtismo; o Positivismo é a posição do espírito antimetafísico e cientificista da época. O que se percebe é que no ensino brasileiro houve e há um espírito positivista, o que tem inviabilizado um pensamento uma cultura filosófica bem orientada. O que tem valor é o que é feito e é pensado fora dos limites da Pátria.

Foi por intermédio da política e da educação que o Positivismo firmou suas bases no Brasil, sendo que na educação interferiu diretamente nas reformas do ensino ocorridas no final do império e no início da República, onde se privilegiava as ciências exatas em detrimento das humanas. Atualmente, pode-se observar em nossas universidades que os cursos que têm mais destaque, que recebem mais verbas, são os mesmos destacados pelos positivistas.

Podemos observar ainda que em nossas pesquisas os positivistas,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.