O Plano Real no Período de Gustavo Franco

Publicado em 19/11/2004

3.1 FHC se demite


Tensão máxima à véspera do lançamento do plano. Há muitos cérebros e mãos por trás do Plano Real. Obra coletiva, foi gestada lentamente, sem o açodamento e os delírios dos pacotes que, até então, marcavam a rotina da economia brasileira. A maior parte da equipe que o formulou chegou ao governo em maio de 1993 - mais de um ano antes do anúncio do programa de estabilização. Oito meses foram gastos em discussões, por vezes monótonas e excessivamente teóricas, até que se chegasse ao modelo da URV. "Tivemos dois momentos de grande tensão", recorda Gustavo Franco, à época secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. O primeiro foi a aprovação, pelo Congresso, da Lei Paim, projeto do senador Paulo Paim que fixava um salário mínimo irreal e ameaçava colocar o País na rota da hiperinflação. "Fomos ao Fernando Henrique, que garantiu que Itamar vetaria a lei", lembra.

Nada se compara, no entanto, ao que se passou no momento da apresentação do plano ao restante do ministério de Itamar, na véspera do lançamento. O presidente da República convocou FHC ao Planalto para explicar a reforma monetária aos demais ministros. O…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.