O Mercado da Cerâmica no Contexto da Globalização

Publicado em 22/04/2003

O MERCADO DE CERÂMICA NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO


Resumo:
O objetivo desse artigo é abordar mercado de cerâmica num contexto global, as dificuldades e as oportunidades encontradas por este tipo de indústria no comércio exterior. Nesse contexto, as indústrias brasileiras de revestimento cerâmico estão fazendo, ao longo dos anos, uma série de investimentos em todos os seus departamentos, tendo como objetivo uma acirrada competição no âmbito interno e o intuito de participar do mercado internacional de forma cada vez mais competitiva. Apesar das organizações executarem cada vez mais ações para alcançar o desejado, como seleção e controle de matérias-primas, equipamentos, até a apresentação dos produtos no ponto de venda e relacionamento com os consumidores, ainda são muitos os pontos a repensar e agir. Nesse sentido, esse trabalho procura abordar, através de um estudo de caso, como uma empresa brasileira do ramo de cerâmica, estruturou a estrutura de fornecedores, parceiros e clientes, objetivando a conquista de mercados internacionais.

Palavras-Chave: cerâmica, globalização, mercado.


INTRODUÇÃO:


1.1 Um breve histórico da empresa analisada

O fundador da empresa Portobello S.A foi Valério Gomes, que, primeiramente, instalou em Tijucas, com o objetivo de produzir açúcar branco. A empresa cresceu e tornou-se um conglomerado que começou a atuar em diversas outras atividades. Destas, destacaram-se o ramo de construção civil e a produção de revestimentos cerâmicos, nascendo, assim, a Portobello S.A., em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.