O Marketing de Relacionamento como Instrumento de Fidelização de Clientes nas Empresas Imobiliárias

Publicado em 09/11/2005

  • identificar um mercado-alvo;
  • determinar as necessidades desse mercado;
  • combinar um produto ou serviço que elas possam produzir para atender as necessidades do mercado;
  • atrair um número de máximo de consumidores do mercado-alvo para experimentar o produto ou serviço.
Tais ações são sem dúvida as principais ferramentas utilizadas pelas empresas para aumentar o lucro e o faturamento através da conquista de novos consumidores. A busca pela expansão da base de clientes em mercados ainda não trabalhados pelas organizações é um dos principais fatores que contribuíram para o processo de globalização da economia.

A concentração dos esforços em trazer clientes potenciais, entretanto, centraliza recursos nessa conquista, fazendo com que freqüentemente sejam negligenciados os clientes atuais.

2.1 Custos da Conquista

Atrair novos clientes está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil e mais cara. “Os atuais clientes enfrentam uma ampla gama de escolhas de produtos e marcas, preços e fornecedores” (KOTLER, 1999, p. 392).

No Brasil, segundo estudos dos institutos AC Nielsen e CBPA, entre 1998 e 2000 as marcas líderes perderam 63% de participação em 157 categorias pesquisadas. A explosão de consumo pela população de baixa renda na década de 90 fez engordar os volumes…

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