O Comportamento do Consumidor

Publicado em 06/11/2003

Em sua teoria, Maslow explica que as necessidades humanas são dispostas em hierarquia, da mais urgente para a menos urgente. Em ordem de importância estão as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, estima e auto-realização, mostrado através da pirâmide de Maslow. Esta teoria ajuda os profissionais de marketing a entender como vários produtos se encaixam nos planos, nos objetivos e na vida dos consumidores.

3.6.1.3. A teoria de Herzberg

Herzberg desenvolveu a teoria de dois fatores, os que causam satisfação e os que causam insatisfação. Os vendedores devem evitar os fatores que causam insatisfação (ex. manual de instrução difícil de se entender), já o fabricante deve identificar os fatores que geram satisfação e agregá-los ao seu produto, o que terá papel fundamental na escolha do consumidor.

3.6.2. Percepção

"Percepção é o processo por meio do qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações recebidas para criar uma imagem significativa do mundo".(KOTLER 1993, 195).

As pessoas podem desenvolver diferentes percepções com relação a um produto: atenção, distorção e retenção seletivas:

Atenção seletiva: devido ao excesso de estímulos comerciais aos quais as pessoas estão expostas diariamente, é impossível prestar atenção a todos eles. Os estímulos que mais seriam notados são os que se relacionem com suas necessidades atuais, com o local onde estejam (ninguém vai querer saber o preço do frango quando estão na sessão de CD’s) e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.