O Comportamento da Dívida Pública Brasileira da Introdução do Real ao Final do Período FHC

Publicado em 04/10/2006

10/2006


RESUMO


O presente trabalho tem por objetivo analisar o comportamento da dívida pública brasileira da introdução do real ao final do período FHC. Para tanto, propõe-se um conceito, chamado "dívida pública de liquidez". Em seguida, apresenta-se a sua evolução em percentuais do PIB, decompõe-se o seu crescimento e avalia-se a sua composição em termos das influências sobre os custos financeiros, o alongamento e a volatilidade. Finalmente, sugere-se um indicador de insustentabilidade envolvendo estoques relativos e prazos, cuja aplicação ameniza as condições aferidas com indicadores mais simples. Contudo, deve-se enfatizar que a percepção dos seus detentores importa, pois pode gerar expectativas auto-realizáveis, e que a manutenção dos níveis de taxas de juros praticados no período tende a dificultar qualquer estratégia de gerenciamento.

Palavras chave: sustentabilidade, dívida mobiliária, liquidez macroeconômica.


I INTRODUÇÃO


As crises financeiras ocorridas nos últimos anos acarretou um substancial aumento de incertezas no mercado financeiro internacional, sobretudo para aplicações em países emergentes, têm debilitado sobremaneira as finanças públicas, principalmente de países dependentes de financiamento externo de déficits em transações correntes.

No Brasil, tais choques têm provocado elevações de taxas de juros e de câmbio,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.