O Ciclo da Mineração

Publicado em 22/04/2003

Desde o início da colonização havia falta de moeda metálica, que facilitava as transações comerciais internas. A carência diminuiu quando Portugal esteve sob o jugo espanhol, aumentando a circulação de moedas mas, agravou-se quando as moedas foram recolhidas para serem recunhadas.

Com a queda dos preços do açúcar e do trabalho no mercado mundial, a colônia passou a pagar as importações em dinheiro, que provocou grande crise monetária. O governo português decidiu, então, criar uma moeda provincial com maior valor. Com a finalidade de fundir metal e cunhar moedas de ouro e prata com molde exclusivo, para circulação, o governo português fundou, em 1694, a Casa da Moeda do Brasil que atendeu os interesses da Coroa portuguesa que passou a dispor de maiores recursos para quintar o ouro.

O papel moeda apareceu somente em 1771 na forma de bilhete de extração emitido pelas Casas de Fundição. A circulação era restrita à região de mineração que facilitou as transações comerciais até o início do século XIX.

Apesar da criação da moeda provincial a falta era constante, notadamente no norte, que usavam os produtos vegetais como unidade monetária, como o cacau e a vara do algodão.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.