O Capitalismo no Brasil

Publicado em 22/04/2003

Após a crise da economia mercantil-escravista cafeeira nacional, eram bem poucas as chances da implantação da indústria e o Estado começa o protecionismo, em 1844, com a tarifa Alves Branco.

Nenhuma indústria pesada surgiu a partir da expansão do mercado interno de bens de consumo final. A indústria pesada nasceu apoiada pelo capital dos Estados Unidos, Alemanha, Japão, etc. Pode-se observar uma divisão de mercado, os capitais estrangeiros predominavam na produção de bens sofisticados enquanto os nacionais se dedicavam à produção de artigos de consumo popular.

O raciocínio predominante era simples: o investimento inicial de capital par a indústria pesada era muito alto; por isso, o retorno do investimento era lento; e, portanto, os riscos eram grandes. Ora, como as empresas privadas não se dispunham a correr tais riscos, o jeito era o Estado assumir a tarefa. Dessa forma, era quase consenso que o mais ágil e competente dos empresários era o Estado.

No período 1933-1935, o Estado garantiu forte proteção contra as importações concorrentes; impediu o fortalecimento dos trabalhadores; realizou investimentos em infra-estrutura, assegurando economias externas baratas ao capital industrial.

A ação do Estado foi decisiva, por se mostrar capaz de investir maciçamente em infra-estrutura e nas indústrias de base sob a sua responsabilidade, o que estimulou o investimento privado não só por lhe oferecer…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.