Merchandising e Seus Conceitos

Publicado em 09/12/2004

MERCHANDISING


1. INTRODUÇÃO

Fazer merchandising é imprescindível para o sucesso das vendas varejistas, especialmente porque o consumidor, de maneira geral, apresenta as seguintes características: apenas 33% dos consumidores planejam suas compras; na grande maioria das vezes, apenas na loja, "sob a influência do merchandising", é que ele decide comprar a marca X; 75% das compras feitas em lojas de auto-serviço não são planejadas; somente ¼ passa pelos locais inicialmente planejados; o merchandising é o responsável pela definição de marcas, ao mesmo tempo em que desperta no cliente compras por impulso; mais de 70% da decisão de compra é realizada quando o consumidor está dentro do ponto-de-venda - segundo dados do Popai (Point of Purchase Advertising Institute); mais de 90% não decide nada a respeito de calçados e vestuário, perfumaria, sobremesas, congelados e utilidades para o lar; 85% dos consumidores brasileiros decidem, dentro do ponto de vendas, que produtos vão comprar e de qual marca.


2. CONCEITO


Merchandising é o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de varejo e de auto-serviço, como parte do complexo mercadológico de bens de consumo, tendo como objetivo expô-los ou apresentá-los de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores ou usuários, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de marketing.

Trata-se de qualquer técnica, ação ou material promocional que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos marcas e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.