Mercado de Trabalho Para Portadores de Necessidades Especiais, Vantagens e Desvantagens na Contrata?: Um Estudo de Caso no Centro Universit?o Toledo – Unitoledo

Publicado em 27/08/2010

2.5.1 Portadores de Deficiência no Mercado de Trabalho

Em pleno século XXI, o grande problema de acesso ao mercado de trabalho é o preconceito e a visão distorcida sobre as pessoas deficientes. Em qualquer área de atividade as pessoas portadoras de deficiência podem trabalhar. Basta dar-lhes as condições necessárias e acreditar em suas potencialidades.
O ambiente familiar é o primeiro e fundamental meio onde o indivíduo deve educar-se e adaptar-se à sociedade em que vive. É a família que pode exigir melhores condições de vida para que o ser humano possuidor de limitações possa lutar para ser uma pessoa capacitada e preparada para o mercado de trabalho. Isso não significa apenas participar de um programa de profissionalização, mas sim, obter as bases necessárias (educação, formação acadêmica e habilitação para o trabalho) para atingir tais objetivos (RAMALHO; SOUZA, 1991).
Corroborando com o pensamento de Rozicki (2003, p. 1), sem informação e sem recursos financeiros [...] os portadores de deficiência ficam esquecidos [...] pela família, pela comunidade e pelas autoridades. Ficam marginalizados do convívio social, sem cidadania, sem dignidade.
Do ponto de vista legal, mudanças significativas ocorreram com relação ao deficiente no mercado de trabalho. O artigo 93 da Lei 8.213/91 e o artigo 36 do Decreto 3.298/99 obrigam as empresas acima de 100 funcionários, a preencherem suas vagas da seguinte maneira (ARNS, 2008):
a) até 200 empregados, 2%;
b) de 201 a 500 empregados, 3%;
c) de 501 a 1.000 empregados, 4%;
d) mais de 1.000 empregados, 5%.
Dados da Delegacia Regional do Trabalho em São Paulo (DRT/SP) informam que em 2005 foram reconhecidos,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.