Mediação, Negociação e Arbitragem

Publicado em 09/03/2005

Ressalva-se que, pela letra da Lei, somente são suscetíveis de arbitragem direitos patrimoniais disponíveis.

Ao estabelecer a cláusula compromissaria, as partes reportam-se às regras de algum órgão arbitral institucional ou entidade especializada na matéria, podendo ainda, na própria cláusula, estabelecer a forma pela qual a arbitragem será instituída. Não havendo consenso sobre esse aspecto, uma das partes poderá manifestar à outra sua intenção de dar início à arbitragem, convocando-a para firmar o compromisso arbitral.

Não há exigência no sentido de que o árbitro ou árbitros sejam formados em Direito, embora devam ter conhecimentos jurídicos. A sentença arbitral, sempre proferida em forma escrita, pelo árbitro, deve ter seu prazo determinado pelas partes.

O conceito de Arbitragem

O conceito que melhor caracteriza a arbitragem é aquele com o qual o Professor Charles Jarrosson concluiu a sua tese de doutorado sobre a "noção de arbitragem":

"A arbitragem é a instituição pela qual um terceiro resolve o litígio que opõem duas ou mais partes, exercendo a missão jurisdicional que lhe é conferida pelas partes".

Analisando o conceito apresentado, é possível a identificação, de alguns elementos fundamentais para uma definição do instituto da arbitragem: um litígio ou controvérsia; um árbitro, que é escolhido pelas partes contratantes ou por quem elas indicarem, irá solucionar a questão; o exercício pelo terceiro dos poderes jurisdicionais oriundos da manifesta vontade das partes.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.