Marketing Turístico

Publicado em 16/06/2005

PESQUISA DE MERCADO


Para que exista mercado são necessárias três condições:

  • Que exista uma necessidade;
  • Que exista o desejo de satisfazê-la; e
  • Que exista capacidade aquisitiva para custeá-la.

Para definir um mercado é necessário conhecer as características dos bens e serviços e a quantidade deles que haverá em um local determinado e durante um tempo estabelecido, além das características dos consumidores atuais, otimizando-as.

Para conseguir toda essa informação existem técnicas que são utilizadas em função do estilo da pesquisa que será desenvolvida, dos objetivos previstos e das características do produto ou mercado que vai ser pesquisado.

Se o mercado for turístico, deve-se conhecer os tipos e categorias dos meios de hospedagem e as características de cada tipo de cliente. Também se deve conhecer as necessidades e expectativas de cada tipo de cliente e dominar a técnica de complementar ou substituir os produtos, como método para poder adapta-los a cada momento às necessidades dos consumidores.

Uma das preocupações constantes dos executivos de marketing é a necessidade de determinar as áreas problemáticas ou encontrar soluções para as áreas que não dispõem de informação. Neste sentido, precisam tomar decisões relativas aos mercados alvo e ao mix de fatores que melhor se adaptem a estes mercados. Precisam prever tantos os movimentos da concorrência como os condicionantes de um ambiente em contínua mudança. A missão da pesquisa de marketing é ajudar os executivos a adotar as decisões…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.