Marketing Político

Publicado em 09/10/2006

MARKETING POLÍTICO


A história do Marketing Político está associada ao desenvolvimento da propaganda. No início, a propaganda política era uma característica dos regimes autoritários e totalitários. Depois de 1945, as técnicas massacrantes do totalitarismo foram sendo substituídas pela persuasão.

O general Eisenhower, em 1952, foi o primeiro candidato a contratar uma agência de publicidade (BBDO) para a realização de sua propaganda na televisão, sendo, na época, acusado (note-se as semelhanças com os dias de hoje) de "tentar se vender como se vende um sabonete". O marketing político começava a engatinhar, sendo a preocupação dos marquetólogos adaptar o discurso do candidato às especificidades da televisão. Surgiram as primeiras regras da comunicação política, como a sigla USP (Unique Selling Proposition - Única Proposição de Venda), isto é, vender em cada spot apenas uma idéia, uma proposição. E, também, o testemunho de personalidades apoiando os candidatos republicanos.

Em 1956, o marketing político já se tornava um instrumento obrigatório para uma campanha presidencial americana. Neste ano surgia à publicidade negativa, o ataque aos adversários. Quatro anos depois, em 1960, o marketing político começa a ganhar contornos definitivamente modernos. A televisão passa a desempenhar um papel preponderante nas campanhas, deixando para trás o tempo em que Franklin Roosevelt, em 1948, declarou orgulhoso: "Eu apertei 150 mil mãos e falei para 15 milhões de pessoas (em comícios)". Em 1960, os americanos assistiram pela primeira vez a um debate de candidatos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.