Logistica e distribuição física

Publicado em 21/03/2008

 

INTENSIDADE DE DISTRIBUIÇÃO

Dependendo do tipo de produto e das decisões estratégicas da empresa, a distribuição pode ser exclusiva, seletiva ou intensiva.

A distribuição exclusiva se dá, quando o produtor necessita ter total controle sobre a sua distribuição, como no caso de revendedores autorizados de veículos ou franquias, onde o fabricante exerce controle total sobre o agente de comercialização.

A distribuição seletiva ocorre quando o produto é colocado em apenas uns poucos pontos de varejo, normalmente de prestígio, de modo à transmití-lo ao produto. Exemplos são a perfumaria fina e relógios de luxo, que contam com poucos pontos de venda selecionados.

A distribuição intensiva normalmente ocorre com bens de consumo de massa, que devem estar em tantos pontos de varejo quanto possível. É o caso de produtos de uso popular.

 

Tipos de canais (Novaes, 2001)

Canais verticais:

Neste tipo a responsabilidade sobre o produto é transferida de um intermediário para o próximo, ao se repassar o produto. O varejista, geralmente é o ultimo da cadeia e o único em contato direto com o consumidor final. As tendências de demanda são, então, geradas pelos varejistas, que muitas vezes as estimam em vez de determiná-las. Por desconhecer a demanda, esse canal trabalha eminentemente com estoque empurrado, gerando…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.