Logística de Distribuição – RFID

Publicado em 09/02/2006

LEITURA DINÂMICA

Chip promete acabar com o código de barras e as filas nos supermercados

Duda Teixeira

A maior rede de supermercados do mundo, Wal-Mart, está intimando seus 100 maiores fornecedores a etiquetar suas caixas de produtos com um chip menor que a cabeça de um alfinete. Conhecido como RFID (sigla em inglês para Identificador de Freqüência de Rádio), ele é o substituto natural dos códigos de barras das embalagens dos produtos. Quando despertado por um equipamento que emite ondas de rádio, ele responde com o preço do produto. A revolução que ele anuncia não tem nada de pequena. A dona de casa não precisará esperar na fila do caixa e muito menos colocar um a um seus produtos na esteira e ensacá-los. Com o RFID, bastará passar com o carrinho para que a conta apareça no visor do caixa. "O movimento que está acontecendo agora é similar ao de anos atrás, quando o código de barras substituiu a etiqueta de papel", diz Clovis David, diretor de tecnologia do Wal-Mart brasileiro. Carrefour, Pão de Açúcar, Procter & Gamble, Unilever, Coca-Cola, Johnson & Johnson e Benetton também estudam a implantação do RFID.

As diferenças entre as tecnologias são muitas. Enquanto o código de barras diz apenas qual é o produto, o chip dá um número para aquela unidade específica e informa sua marca, o país em que foi fabricada e onde deve ser comercializada. "O RFID inviabilizará o contrabando e a falsificação", diz Pedro Silva, diretor de relações externas da Procter & Gamble, que imagina o chip embutido em absorventes higiênicos e caixas de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.