Linguagem, Escrita e Poder

Publicado em 20/05/2005

Resumo do Livro " Linguagem, Escrita e Poder"

Macapá-AP, 2004


Linguagem, Poder e Discriminação

A linguagem não se restringe ao ato de transmitir informações, entre tantas funções a mais central é a de dar forma/posição ao falante determinando, assim, o lugar que de fato ocupa ou que acha que ocupa numa sociedade. Pessoas falam para serem ouvidas, respeitadas e também para exercer influência sobre as outras: discursos políticos, sermão de igreja, aulas, etc...

As produções lingüísticas, tem regras apropriadas dos atos de linguagem levando em conta as relações sociais entre o falante e o ouvinte, as regras são: a) a hora certa de falar; b) que tipo de conteúdo lhe é permitido falar; c) que tipo de variedade lingüística é oportuna.

As regras são validas tanto para o falante quanto para o ouvinte, pois numa sociedade é fato que nem todos os integrantes têm o mesmo poder de acesso a produções lingüísticas, cultas ou padrão, considerada "língua", estas associadas tipicamente a conteúdos de prestígio.

A variedade lingüística de uma sociedade vale o que valem seus falantes, este é um reflexo do poder e da autoridade, valendo-se em termos internos numa dada sociedade.

Variedades lingüísticas, quando num contexto externo, determinam poder e são assim firmadas pelo seu grau de associação com a escrita e pelos seus usos. Quando da associação entre uma dada variedade lingüística e a escrita é este o resultado histórico indireto de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.