Linguagem e Persuasão

Publicado em 18/04/2006

LINGUAGEM E PERSUASÃO


Usando a revista Newsweek como exemplo, um veículo que se auto-intitula neutro sem intenção de manipular opiniões, o autor inicia sua obra ressaltando a impossibilidade de existência de um discurso que não se articule de maneira a tentar persuadir o interlocutor. Para ele toda prática verbal tende ao convencimento do receptor acerca de alguma ideologia, com exceção talvez da arte, de alguma manifestação literária, de jogos verbais e alguns discursos lúdicos. O que existe para o autor são graus persuasivos nos discursos: alguns são mais visíveis, outros menos; alguns são dissimulados, outros são escancarados.

A retórica clássica é evocada em seguida pelo autor, pois, ao seu ver, essa disciplina criada pelos gregos está intimamente relacionada com o tema de sua obra, afinal a retórica era usada pelos antigos como uma forma de argumentar convincente e elegante. Ou seja, a retórica utiliza-se da arte de domínio da palavra para convencer o interlocutor sobre certa verdade.

Foi a partir da necessidade de dominar as regras de argumentação, devido à prática da democracia entre os gregos, que surgiram as primeiras reflexões a respeito da linguagem e do discurso. Nesse contexto, Aristóteles escreveu a Arte retórica a fim de sistematizar os pontos de vista vigentes nos estudos retóricos e de guiar a realização de um discurso persuasivo.

A disciplina assumia para o filósofo um caráter científico, na medida em que se tratava de um corpus com um certo objeto e de um método empírico dos passos seguidos para realizar a persuasão. De tal…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.