Licitação Pública e o Princípio da Eficiência

Publicado em 24/09/2004

Segundo ainda o saudoso mestre, o dever da eficiência, haurido da doutrina italiana, foi consagrado no Brasil pelos arts. 13 e 25, V, do Decreto-Lei nº 200/67, quando obrigam ao controle de resultados. Note-se que o princípio da eficiência, na doutrina brasileira, tem configurado, alternadamente, duas vertentes: uma "burocrática", voltada para a legalidade, os procedimentos corretos, a ritualística e os controles; outra chamada por alguns "tecnocrática", talvez de sentido mais amplo e ambicioso, voltada para a qualidade final dos serviços públicos e a satisfação do usuário.

A Ciência da Administração corresponde a essa delimitação com sua consolidada distinção entre eficiência e eficácia. Eficiência: "fazer as coisas bem feitas; resolver problemas; cumprir com seu dever; reduzir custos". Eficácia: "fazer bem as coisas certas; produzir alternativas; obter resultados; aumentar lucros".

Alguns dos atuais expoentes da ciência da administração aplicada à área pública, como David Osborne e Ted Gaebler em seu Reinventando o Governo, enfatizam drasticamente a necessidade de um governo "voltado para seus clientes" (no sentido de cidadãos, usuários dos serviços públicos); "atendendo às necessidades do cliente e não da burocracia". Preconizam um "governo empreendedor: gerando receita ao invés de despesa".

A aplicação do princípio da eficiência não depende de texto infraconstitucional. Mesmo porque desde 1967 o Decreto-Lei nº 200 já o havia pressuposto, ao estabelecer procedimentos de controle das atividades administrativas "em todos os níveis", e recomendar textualmente, em seu…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.