Lei das Fundações

Publicado em 29/07/2003

Lei das Fundações

Vitória, 2001


Não é surpresa para ninguém o fato de que as empresas brasileiras se espelham nas grandes empresas européias e americanas ao estabelecerem seus modelos administrativos. O modo com que as empresas estrangeiras gerenciam seus negócios tornou-se uma espécie de cartilha às empresas nacionais, que adaptando tais preceitos ao nosso país, almejam atingir o patamar de profissionalismo em que se encontram as organizações estrangeiras. Mas para atingir o objetivo vislumbrado, as empresas nacionais estão se voltando, a exemplo das referidas parceiras estrangeiras, para um novo filão: investimentos e maior atuação na área social. Tais investimentos estão em alta nos EUA e Europa, o que abriu os olhos dos empresários nacionais para a necessidade e, principalmente, para as oportunidades e benefícios que tais investimentos propiciam.

A tradição das empresas brasileiras não traz consigo o caráter filantrópico, mas isto está mudando progressivamente. Como reflexo disso, no ano de 1999, os investimentos na área social por parte de empresas atingiram a casa dos R$ 132 milhões, beneficiando 32 milhões de pessoas em todo o território nacional.

2.000, 31% dos consumidores brasileiros levam em conta o engajamento da empresa na área social ao comprarem um de seus produtos.

A ética empresarial e a responsabilidade social, antes de mais nada, agregam valor aos produtos. Se a empresa transmitir uma boa imagem aos consumidores, tal fato refletirá no aumento das vendas de seus produtos, o que faz com que o investimento social se torne uma estratégia de marketing. Contudo, a…

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