Keynesianismo

Publicado em 22/04/2003

A Crítica de Keynes à Teoria Clássica


Keynes criou a sua Teoria com a pretensão de rivalizá-la à teoria "clássica". "O próprio John Keynes certamente via a sua teoria como uma total ruptura com a ortodoxia corrente". Ele considera a teoria clássica como sendo uma teoria particular e parcial da atividade econômica. Keynes aponta três fatores para justificar a sua colocação.

Primeiro fator; a teoria clássica e seus seguidores argumentavam os seus princípios sobre a hipótese do pleno emprego, ou seja, a existência de uma sociedade em que todos possuem um emprego. Como essa hipótese não é tida como confirmada, houve a necessidade da implantação de uma política que se encaixasse com a realidade. A teoria clássica não relata a variação dos preços dos produtos e serviços quando o desemprego se faz presente (principalmente em época de depressão).

Segundo fator; a teoria clássica e seus seguidores cometeram o erro de não imporem nas suas argumentações o papel da moeda. A lei de Say (lei das "saídas") foi criada por J. B. Say, e ela argumenta que "os produtos se trocaram contra produtos". Os clássicos pregavam esse raciocínio e excluíram a moeda como se ela fosse apenas um fato intermediário, passivo e sem importância para o equilíbrio econômico e para o equilíbrio dos preços.

Terceiro fator; a teoria clássica e seus seguidores apresentaram os problemas econômicos como possuidores de comportamentos individuais, ao invés de relatarem o verdadeiro comportamento dos problemas que apresentava um quadro geral. Os neoclássicos empenhavam-se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.