Just in Time

Publicado em 11/05/2005

Just-in-time

Uma Filosofia de Gestão


1. Introdução


Os produtos japoneses têm penetrado, de uma maneira crescente, nos mercados ocidentais. A indústria automóvel tem sido um claro exemplo em que, apesar das políticas restritivas europeias, as marcas japonesas conseguiram uma importante quota de mercado. Igualmente no mercado americano se fez notar este fenómeno. Muitos outros exemplos de produtos poderiam ser citados, alguns talvez até com uma maior relevância que o anterior (televisões, motas, electrodomésticos em geral e até na indústria naval).

Obviamente os produtos atrás citados terão que reunir duas características: qualidade e baixo custo de produção. A primeira é obvia, já que as pessoas não compram um produto que não cumpre a sua função de um modo satisfatório. A segunda é também um aspecto importante já que é necessário produzir com baixos custos para conseguir penetrar em mercados onde já existem esses produtos e que conduzem políticas defensivas em relação a produtos estrangeiros. Importa pois, tentar perceber o que está por trás deste fenómeno.

O sistema japonês de produção é baseado num conceito denominado Just-in-Time, tendo este termo como significado "mesmo a tempo".

O…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.