Joint Venture

Publicado em 22/04/2003

A "joint venture" deve se moldar ao contorno exigido pelo pais em que pretende atuar. Logo, é imprescindível sua análise em face do ordenamento jurídico brasileiro.

No primeiro momento nos deparamos com o problema aludido pelo professor Eros Roberto Grau ( ): que inexiste no Direito Brasileiro um conceito para "joint venture", visto que esta ainda não foi recepcionada formalmente por nenhuma norma jurídica nacional; mas é também considerado pelo autor que o instituto em questão faz parte do mundo real e isso é fato suficiente para se encontrar acolhido pelo nosso direito.

Silveira Lobo ( ) observa que o fortalecimento das "joint ventures" eqüivale ao fenômeno ocorrido com o advento dos diversos tipos de sociedade hoje conhecidos, uma vez que são as sociedades, já investidas de personalidade jurídica, que buscam associar-se, para enfrentar os riscos da vida empresarial contemporânea. A "joint venture" pode ser encarada assim, como um negócio com reflexos no mundo jurídico

Isto posto, se existe a ausência de norma legal que a suporte, a "joint venture" encontra suporte na doutrina e na jurisprudência. Apesar de não possuir um vasto material, já existe o suficiente para amparar este instituto a caminhar pelo nosso ordenamento jurídico.

Além disso, não se pode renegar a importância do direito comparado. Ainda mais neste caso, onde temos a "importação" de um…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.