Inserção Externa, Exportação e Crescimento no Brasil

Publicado em 24/04/2006

Infelizmente nem sempre há clareza suficiente sobre estes conceitos na literatura sobre desenvolvimento. Na literatura gerada pelo Banco Mundial é comum vermos referências ao processo de substituição de importações como uma estratégia de desenvolvimento diametralmente oposta ao crescimento "orientada para fora" que, ao contrário da primeira considerada estatista e com tendências autárquicas seria baseada nas "forças de mercado" ou pelo menos mais "amigável ao mercado"3.

De forma um tanto mecânica vários autores classificam os países como tendo seguido uma ou outra destas estratégias alternativas observando se o processo de desenvolvimento esteve associado a um aumento ou diminuição da parcela das exportações no produto. Assim os países que expandiram a parcela das exportações no produto seriam casos de crescimento liderado pelas exportações e aqueles cuja parcela das exportações no produto caiu ao longo do processo (como o Japão por exemplo) estariam perseguindo a estratégia de substituição de importações.4

Como se viu acima esta contraposição não faz sentido. As estratégias desenvolvimentistas bem sucedidas no pós-guerra não eram tão diferentes entre si e tanto as que tiveram que se concentrar mais no pólo da substituição de importações como a do Brasil nos anos 50, quanto as que puderam privilegiar mais a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.