Influência do Ambiente Externo nas Multinacionais

Publicado em 07/05/2010

Blodgett (1991) argumentou que, enquanto a regulamentação do investimento do país anfitrião é um dos fatores ambientais importantes, é principalmente tratado como uma limitação.

Entretanto, parece que alguns governos estão tendendo a suavizar suas políticas de investimento estrangeiro e reduzir as barreiras em direção ao investimento direto estrangeiro (Globerman 1988). Contractor (1990) estudou padrões de propriedade nos anos 80 que indicaram que os governos em geral relaxaram as restrições em relação ao nível de participação acionário de investidores estrangeiros. As joint-ventures na proporção 50-50 aumentaram.

Em resumo, o ambiente externo de países anfitriões afeta as decisões de investimento das multinacionais. Risco/estabilidade política, políticas governamentais referentes ao investimento estrangeiro e sua entrada, e questões econômicas e fiscais são as preocupações principais das multinacionais e um campo de estudo para pesquisadores.

 

AMBIENTE INTERNO

Dill (1958) definiu o ambiente interno como ambiente “tarefa†ou específico. Porter (1980) classificou o ambiente interno em cinco forças competitivas: a ameaça de novos entrantes, o poder de barganha dos clientes, o poder de barganha dos fornecedores, a ameaça de substitutos, e competidores. As cinco forças competitivas coletivamente determinam a lucratividade da indústria (Glaister, 1991). Para atingir sucesso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.