Indústria e Análise da Competividade

Publicado em 11/05/2005

A força competitiva de produtos substitutos nota-se quando produtos de outros sectores industriais entram no mercado, competindo directamente com os produtos da indústria em análise. Como exemplos temos embalagens de vidro vs embalagens de plástico ou óculos vs lentes de contacto.

Os produtos substitutos tendem a tornar-se ameaçadores quando, cumprindo a mesma função, conseguem ser mais baratos do que os da indústria em análise. Impõem, assim, um limite máximo aos preços de venda cobrados, ou, quando se fala de produtos financeiros, um limite mínimo aos níveis de remuneração oferecidos (exemplo: depósitos bancários a prazo vs Certificados de Aforro dos CTT).

A pressão dos produtos substitutos é geralmente maior quando o rácio qualidade/preço é semelhante nos dois produtos, ou quando a indústria de origem dos produtos substitutos tem altas rentabilidades, podendo assim baixar os preços sem afectar a qualidade.

Em geral, a ameaça de produtos substitutos tende a ser maior quando o seu preço é visto como atractivo pelos clientes, o custo de mudança dos consumidores para os mesmos são baixos ou quando são vistos como tendo uma qualidade igual ou superior à do produto existente.

Poder negocial dos fornecedores

O poder negocial dos fornecedores reflecte-se nas suas políticas de preços de venda, de cobrança, de entrega e de qualidade dos produtos. Este tende a ser maior quando:

  • o seu item tem uma percentagem significativa do custo do produto, é crucial para o processo produtivo ou afecta grandemente a qualidade do produto,

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.