Indústria e Análise da Competividade

Publicado em 11/05/2005

O meio envolvente contextual é comum a todas as organizações abrangendo os vários meios envolventes transaccionais. É o meio onde todas elas actuam, condicionando a sua actividade a longo prazo, podendo ser dividido em quatro contextos distintos: económico, sócio-cultural, político-legal e tecnológico.

Sendo comum a todo o tipo de organizações e actividades, o meio envolvente contextual não é analisado mais em pormenor nesta análise.

Meio envolvente transaccional

O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria em que a empresa actua. O efeito desta envolvente tende a ser rápido e muito acentuado condicionando várias opções a curto prazo.

Os principais elementos desta envolvente são os seguintes:

Clientes

Envolve os consumidores, actuais e potenciais, os produtos ou bens fornecidos pela indústria, constituindo em conjunto o mercado ou procura.

É fundamental ter uma ideia correcta dos vários segmentos de mercado onde a indústria actua, pois só assim se consegue adequar da melhor maneira os produtos da indústria a cada grupo de clientes. É usual recorrer a sete critérios na análise dos clientes: quem compra (natureza dos compradores), o que é comprado (produtos ou serviços comprados), para quem (natureza dos utilizadores), quando (ocasião da compra), onde (local da compra), porquê (razão da compra) e como (modo de compra). Não sendo obrigatório usar todos estes critérios, é…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.