Imposto de Renda

Publicado em 13/08/2003

  • Pode ser considerado dependente o filho que ficar sob a guarda do contribuinte (pai ou mãe) em cumprimento de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente. O declarante deve incluir na declaração de rendimentos o valor que cada filho receber do ex-cônjuge a título de pensão alimentícia;
  • O responsável pela pensão alimentícia judicial pode deduzir o valor efetivamente pago a título de pensão. Ele não pode deduzir o valor correspondente ao dependente (R$ 1.272,00), que é deduzido por quem detém a guarda judicial, exceto no caso de separação judicial ocorrida em 2001, quando podem ser deduzidos os valores relativos a dependente e pensão alimentícia.

Obs.: O fato de os dependentes receberem em 2002 rendimentos (tributáveis ou não) não descaracteriza a relação de dependência, desde que esses rendimentos sejam somados aos do declarante.

Pensão Alimentícia

O contribuinte pode deduzir integralmente do saldo do Imposto de Renda as despesas com pensões alimentícias por acordo ou sentença judicial.

As despesas com educação e médicas pagas pelo contribuinte em nome do destinatário da pensão alimentícia também podem ser deduzidas, desde que observado o limite anual relativo às despesas com instrução, de R$ 1.997,50. As despesas médicas não têm limite para dedução.

Na Relação de Pagamentos e Doações Efetuados da Declaração de Ajuste Anual, devem ser informados o nome e CPF de todos os beneficiários da pensão e o valor total pago no ano, mesmo que tenha sido descontado…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.