Implantação de um Setor de Marketing

Publicado em 20/04/2004

Segundo CHIAVENATO (2000), departamentalização é uma forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando a melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.

Os objetivos de departamentalização são os seguintes:

1. Aproveitar a especialização, aumentando a eficiência;

2. Maximizar os recursos disponíveis;

3. Controlar;

4. Coordenar;

5. Descentralizar;

6. Integrar ambiente e organização;

7. Reduzir conflitos.

Para CHIAVENATO (2000), os aspectos podem ser devidamente manipulados quando identificamos os fatores operacionais básicos compondo a estrutura segundo o diagnóstico desses indicadores. Os fatores básicos a serem considerados no processo de departamentalização são os seguintes:

1. Importância das atividades – quanto mais importante for uma atividade para o produto/serviço final, mais elevado deve ser seu nível na hierarquia;

2. Ênfase na especialização – assegurar-se maior efetividade constituindo-se suas unidades orgânicas com base na especialização, permitindo adoção de um plano de ação compatível com suas necessidades;

3. Processo de coordenação – a departamentalização deve ser orientada no sentido de facilitar a coordenação. Se determinadas atividades precisam ser estreitamente coordenadas ou se possuem um objetivo único devem ser subordinadas a um só…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.