Globalização, Conceitos Controversos

Publicado em 23/04/2006

As empresas japonesas contribuíram para alterar as características da competição global. Em meados da década de 1980 empresas japonesas já tinham obtido elevada participação em vários mercados que há pouco mais de uma década eram amplamente dominados por empresas ocidentais (Ver tabela.2 ) E esta participação de mercado era possível porque as exportações dos produtos finais não vinham apenas do Japão, mas eram realizadas a partir de várias bases produtivas no Leste-Asiático, beneficiando-se da forte integração da estrutura produtiva dessas firmas nessa região. O relevante para a identificação do produto deixou de ser o país em que era fabricado, mas a empresa que garantia sua qualidade. Isto é, para um produto eletrônico não era mais relevante se foi Made in Japan ou Made in Malasia, mas se foi Made by Sony.

TABELA 2:

MARKET SHARE DE EMPRESAS JAPONESAS

Produtos Selecionados, 1985

PRODUTO Market Share (%)

Câmaras de 35 mm 84

Vídeos 84

Relógios 82

Calculadoras 77

Fornos de microondas 71

Motocicletas 55

TV a cores 53

Pianos > 50

Robótica > 50

Fonte:Stopford & Strange, 1991

Em função desse novo estilo de concorrência global, as empresas européias e norteamericanas responderam ampliando o grau de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.