Globalização, Conceitos Controversos

Publicado em 23/04/2006

Os primeiros investimentos diretos no século XIX destinavam-se a construção e operação de empresas de infra-estrutura e de transporte, como portos e ferrovias. No entanto, mesmo nessas áreas, capitais internacionais fluíam principalmente como empréstimos ou na compra de títulos de dívida de ferrovias ou portos.12 Investimentos diretos na industria manufatureira começaram a ser realizados apenas depois de 1870, sendo que estes concentravam-se, quase que exclusivamente, em países europeus. Por exemplo, Alemanha e França investiram em empresas industriais e de mineração na Áustria, Itália e Suécia. Mas foi, particularmente a Rússia, a última potência européia a industrializar-se no século XIX, que recebeu investimentos maciços em áreas como metalurgia, têxteis, química, petróleo e em diversas áreas de mineração.(ibid., p.51,52).

Nesse sentido, no século XIX as estruturas produtivas eram fundamentalmente nacionais, sendo que a competição internacional dava-se pelo comércio e não pela competição direta através da produção nos mercados nacionais. Observe-se, contudo, que o rápido crescimento da globalização comercial teve importantes conseqüências na difusão de padrões tecnológicos avançados, particularmente para as atividades voltadas à exportação, tais como infra-estrutura portuária e ferroviária. Finalmente, a revolução nos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.