Getulio Vargas

Publicado em 22/04/2003

Culto ao Chefe - A Constituição de 37 implantou um regime autoritário, reforçando os poderes do presidente da República, possibilitando-lhe governar por decretos-lei. Dentre as justificativas do novo governo estava a capacidade pessoal de Getúlio Vargas, que era propagandeado como o trabalhador ao qual todos os trabalhadores do país deveriam tomar como exemplo.

O culto ao chefe cumpria a função de apresentar o Estado Novo como um modelo de eficácia e racionalidade. Centralizado na figura de Vargas, buscava-se garantir a unidade administrativa e evitar a diluição de responsabilidade. O mesmo estratagema serviu para legitimar a extinção dos partidos e do sufrágio universal, bem como o esvaziamento dos poderes dos órgãos legislativos. Os organismos de propaganda do regime produziram um verdadeiro culto à personalidade, em torno da idéia de um Getúlio carismático, "um ser dotado de qualidades excepcionais, onipresente e onisciente, ao mesmo tempo que humano, simples e acessível, líder que personificava os interesses do povo e os exprimia. Getúlio transformava-se, assim, em gênio político, qualidade que justificava sua liderança e legitimava suas decisões." As crianças foram um dos alvos preferidos desta propaganda. As cartilhas escolares divulgavam uma imagem de Getúlio Vargas como um ‘Pai’ para o Brasil . Trucagens com fotografias utilizavam a superposição de dois filmes, sugerindo um líder que ‘pairava’ acima de um povo contente.

Seus discursos eram transmitidos pelo rádio para os mais distantes rincões do país. Seu busto foi colocado em vários lugares públicos e sua efígie, em moedas. A fotografia oficial foi afixada nos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.