Gestão do Conhecimento

Publicado em 05/11/2004

Para Klingl, a concepção vigente é romântica, dado que prevalece a idéia de que "pesquisas realizadas com fundos públicos deveriam ser tornadas públicas. O registro da propriedade intelectual em nome de uma pessoa ou de uma instituição feriria uma ética, já que sendo público o recurso, o benefício pertenceria à Humanidade. Todavia, se um conhecimento realmente for útil e tiver valor econômico, será rapidamente apropriado por uma empresa que passará a ganhar dinheiro com ele; o mesmo dinheiro que a entidade ou o pesquisador não ganhou (KLINGL, 1998:11 apud Workshop REPICT/ABIPTI, 1988).

Hoje, o país dispõe de leis de propriedade intelectual, como a Lei de Patentes, a Lei de Cultivares, a Lei de Softwares, a Lei dos Direitos Autorais.

Para Klingl, o fenômeno da globalização é, a rigor, um fenômeno tecnológico. Daí, a queda das barreiras fiscais, substituídas por barreiras técnicas ou "substitui-se a proteção das barreiras fiscais pela da competência, que é preciso proteger" (KLINGL, 1998:11 apud Workshop REPICT/ABIPTI, 1988).

No Brasil, na esteira da recente onda de proteção ao conhecimento, surgiu a Lei 9.610, de 1998, que estabelece os direitos autorais. Já a Lei 7.232,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.