Gestão de Pessoas

Publicado em 07/09/2004

A combinação de dois traços formam o paternalismo brasileiro, o patriarcalismo e o patrimonialismo. O primeiro baseado nas relações afetivas de superioridade, status ou poder estabelecido, e o segundo na distribuição do poder econômico por meio de relacionamentos, também afetivos ou de confiança mais focada em competências empíricas do que técnicas. Conforme Marco Aurélio Spyer Prates e Betania Tanure de Barros, essa estrutura é positiva no que se diz respeito à segurança dos grupos sociais e organizacionais, mas é danosa em relação à liberdade dos mesmos grupos. Apesar dos contrapontos, esse traço é amplamente aceito, tanto por líderes como por liderados brasileiros.

Ricardo Bresler, no sexto capítulo de Cultura Organizacional e Cultura Brasileira, explicita de forma muito clara a figura do "pai" nas organizações do Brasil. Em pesquisa presencial em uma marcenaria – fábrica de móveis –, o pesquisador explora de que forma as relações paternalistas acontecem em pequenas empresas ou organismos sociais, usando as figuras do "pai" – ou "padrinho" e ainda do "tio ou tiozinho" – e a da roupa surrada, onde o "pai" é a personalidade de referência, na qual o "liderado" busca segurança e apoio e a "roupa surrada" é o fator de integração. O autor trata do "pai" como sendo uma figura mais próxima do patriarca, ou o que orienta e protege: o exemplo a ser seguido, mas que, de alguma forma, estabelece uma relação de líder e liderado, se posicionando, de fato, ou de fato e de direito, na posição do líder. A "roupa surrada" mostra como a cultura brasileira preza pela aparência, em diferentes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.