Franchising

Publicado em 16/06/2005

FRANCHISING


INTRODUÇÃO

Nas três últimas décadas, o paradigma predominante na elaboração teórica em Marketing tem sido a Teoria Contingencial. Porém, a análise dos fenômenos mercadológicos pode ser mais rica se forem introduzidos novos paradigmas, entre eles a perspectiva crítica, o pós-modernismo e a Teoria Institucional. O Marketing possui um escopo muito amplo e carece de ângulos de análise diferentes, no que cada uma dessas perspectivas pode contribuir da sua forma (comportamento do consumidor, relação com a sociedade, com a organização etc.).

O objetivo deste trabalho é explorar como o franchising está inserido no composto mercadológico, utilizando e, ao mesmo tempo, enriquecendo as idéias e fundamentos do Marketing. Será feito inicialmente um ensaio exploratório, em que será analisado o assunto do ponto de vista conceitual, como é tratado na teoria em Marketing, e depois serão analisados alguns modelos de contratos de franquia, visando a entender como se dá a sua transposição para o plano empírico. Assim, será discutido o franchising à luz do conceito de institucionalização, visando a explicar o seu processo de constituição e sedimentação enquanto prática mercadológica que goza de aceitação generalizada.

Também serão analisados alguns modelos de franquia de organizações brasileiras, procurando demonstrar os processos de isomorfismo provocados por essas operações.


1 O QUE É FRANCHISING


O Franchising é um método para a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.